Prototipagem 3D caseira(parte9/9)

Continuação – https://rishivadher.blogspot.pt/2016/12/prototipagem-3d-caseiraparte8.html
6. Inovação da impressão 3D: radical ou incremental?
Das seções anteriores é evidente que a impressão 3D pode capacitar uma mudança rapidamente e reconfigurar os componentes do modelo de negócio, mas o qual é a extensão do impacto dos resultados de tais mudanças? Para responder a esta questão o impacto da inovação do modelo de negócios em geral incremental ou radical tem que ser considerado e a este respeito é de notar que, embora esta questão fosse abordada na literatura, isto ainda não foi feito duma forma abrangente.
Com efeito estas duas perspetivas diferentes podem ser identificadas na literatura. A primeira incide sobre a extensão das mudanças nos modelos de negócios próprios e o outro concentra-se na extensão das alterações resultantes das mudanças nos modelos de negócios. Por isso esta seção tem como objetivo integrar as duas perspetivas diferentes num quadro comum a fim de discutir os potenciais efeitos sistémicos da impressão 3D sobre a inovação do modelo de negócios.
Para a inovação radical do modelo do negócio surge quando o modelo de negócio mudou simultaneamente dentro de mais de um aspecto ou dimensão. Da mesma forma observou-se que a modificação do componente mais do que um valor de cada vez pode levar a inovações mais radicais.
Além do número de componentes afectados pelas alterações a extensão das alterações também tem que ser tida em conta. A diferença entre modelo de negócios inovador incremental e radical diz respeito tanto ao número de componentes do modelo de negócios afectados assim como ao grau de inovação. Quando ambos são elevados o modelo de negócio da inovação é radical, e quando ambos são baixos é incremental pode-se também notar que a inovação radical leva necessariamente a muitas mudanças simultâneas no modelo de negócios. Da mesma forma pode-se mencionar que a inovação empresarial radical é altamente perturbadora para a própria empresa e seus componentes-chave como pela estrutura do núcleo, gestão e outros
O problema desta classificação é que há uma grande área cinzenta quando um destes dois critérios é elevado e o outro é baixo como por exemplo o elevado grau de inovação que afecta alguns componentes do modelo, baixo grau de inovação que afecta muitos componentes. Por esta razão e em oposição a esta visão interior da inovação do modelo de negócios baseado em componentes pode ser considerada por outros a invés dos aspectos externos da inovação do modelo de negócios. Neste caso a radicalidade da inovação do modelo de negócios é avaliado com base no seu efeito sobre clientes, mercados e indústria. No passado foi mencionado o modelo de negócios de novo que não são apenas os novos para a empresa, mas também são jogos de mudança para a indústria ou mercado. Da mesma forma definem radicalmente a inovação do modelo de negócio como um romance modelo de negócio que leva à criação dum novo mercado como por exemplo, eBay. No entanto a radical inovação do modelo de negócios não necessariamente automaticamente criar novos mercados, mas em vez disso pode ser necessária a criação de novos mercados porque radicais inovações no modelo de negócios que às vezes são simplesmente demasiado radicais para o seu próprio mercado.
A criação de novos mercados não é uma condição necessária para a inovação do modelo de negócios perturbadora e as mudanças nos mercados existentes são também uma consequência da radical inovação do modelo de negócios. Para este propósito pode-se considerar tanto redefinição da indústria em que a empresa opera e movimento horizontal de novas indústrias como aspectos críticos da inovação do modelo de negócios. Da mesma forma categorizar a inovação do modelo de negócios de acordo com as mudanças na rede de valor e incremental a inovação do modelo de negócios tendem a manter a mesma base de clientes enquanto que as mudanças mais inovadoras permitem captar clientes existentes que ainda não são clientes da empresa como sejam os clientes dos concorrentes. Finalmente as mais radicais inovações no modelo de negócios permitirão atrair os não-clientes que vem criando novos mercados.
Ao combinar esses pontos de vista internos e externos de inovação do modelo de negócios, é importante ter em mente a diferença entre a inovação radical e mudança disruptiva. De fato enquanto a perturbação do mercado e ou indústria está geralmente associada com a inovação radical, isso não é necessariamente sempre o caso, mas na verdade que a inovação incremental pode levar a uma mudança radical, assim como a inovação radical pode revelar-se como insignificante disruptiva, o mesmo também é verdadeiro para a inovação do modelo de negócios. Por exemplo ao mover horizontalmente para os mercados existentes, uma empresa pode tornar-se altamente perturbador para as outras empresas nesse mercado, embora o núcleo de seu modelo de negócio não vai realmente mudar. Da mesma forma a inovação radical do modelo de negócios pode afetar apenas a mesma base de consumidores como antes.
2Quadros
IMAGEM04
A IMAGEM04 apresenta um quadro que integra os dois pontos de vista diferentes de inovação do modelo de negócios, as setas pontilhadas simbolizam a relação fraca entre a inovação radical e perturbações e o fato de que modelo de negócio da inovação, seja incremental ou radical, pode levar a uma ampla gama de resultados no mercado, alguns muito perturbador, outros não. Além disso a rentabilidade resultante da inovação do modelo de negócio tem que ser levada em conta. Na verdade, como observado as mudanças sutis modelos de negócios pode não ser prejudicial, mas ainda assim ser rentável.
Assim mesmo quando se adopta uma visão mais sistemática é muito difícil avaliar à priori o tipo de inovação do modelo de negócios habilitados por tecnologias de impressão 3D. De fato enquanto a prototipagem rápida e ferramentas rápidas não a priori, habilitarem quaisquer numerosas ou profundas mudanças de componentes, o efeito resultante pode ainda ser, no entanto, altamente perturbador. A capacidade de protótipos e ferramenta rapidamente é suscetível de permitir a entrada de novas empresas nos mercados existentes e enquanto essas empresas podem usar modelos de negócios muito semelhantes como os titulares e o último pode, no entanto, ver a sua posição no mercado interrompido pode-se pensar, por exemplo, em determinados produtos de joalharia e os mercados de acessórios. Em contraste enquanto a produção direta e fabricação de casa permitem claramente a alterar radicalmente muitos componentes de negócios, este não significa necessariamente que este vai sempre levar a inovação disruptiva. Na verdade, a fabricação direta e fabricação caseira pode apenas fornecer maneiras de fazer a mesma coisa de forma diferente, um exemplo típico seria diretamente peças fabricadas a pedido em vez de ser fabricado e armazenado.
No entanto logicamente pode-se razoavelmente esperar que a impressão 3D possa levar à inovação altamente perturbadora do modelo de negócios, especialmente como a fabricação direta e fabricação caseira se tornam mais generalizadas. Mas isso não significa necessariamente que todos os modelos de negócios serão muito perturbados ou que aqueles que são altamente perturbadores serão altamente perturbador.
7. Conclusão
O objetivo deste post foi tentar compreender o impacto das tecnologias de impressão 3D em modelos de negócios e inovação. Como as tecnologias de impressão 3D podem ser envolvidas em diferentes fases e em graus diferentes no processo de produção, quatro casos diferentes, que correspondem aos quatro estágios progressivos de adoção de tecnologias de impressão 3D que foram considerados: prototipagem rápida, ferramentas rápidas, fabricação direta e fabricação caseira. Como esperado a prototipagem rápida e a ferramenta rápida que foi encontrada para ter um impacto limitado sobre os modelos de negócio, principalmente porque colocado dentro de um processo de fabricação tradicional e também por este simplesmente acelerar o processo sem alterá-lo significativamente. Embora possam afetar estruturas de custos e o seu impacto na captura de valor é improvável que seja significativo. No entanto observou-se que a crescente disponibilidade de impressoras 3D poderia trazer a prototipagem rápida para as massas e aumentar significativamente a concorrência.
Em contraste a produção direta que corresponde a fabricação de produtos de utilização final com impressoras 3D e fabricação caseira em impressoras 3D pessoais foram encontrados para ser potencialmente muito mais perturbador, como eles são suscetíveis de aumentar consideravelmente a criação de valor por causa de um aumento na entrega de ativos e redes e de valor complementar e o valor por causa do acesso a novos canais de distribuição e segmentos do mercado. No entanto enquanto a produção direta e em particular, fabricação de casa, pode levar a muito mais valor que está sendo criado, e também torná-lo muito mais difícil para capturar valor.
Em ambos os casos um dos efeitos mais críticos é que a impressão 3D vai levar a um aumento acentuado na competição desde das PME e empresários individuais, mas também de prosumers. Como observado no post esse aumento da concorrência legais ou ilegais tem sido predominante em todas as indústrias que se transformaram digitalmente e tem prestado em muitos casos a receita passada e modelos de precificarão obsoletos.
No entanto este post tem demonstrado que um dos aspectos chave das tecnologias de impressão 3D é que permite a mudar rapidamente e experimentar com modelos de negócios. Na verdade, essas tecnologias permitem totalmente adaptável e móvel e a montante ou a jusante, para os lados, superior ou inferior do modelo de negócio e traz o paradigma da prototipagem rápido para o mundo da inovação do modelo de negócios.
Esta nova capacidade de ter um ritmo muito rápido de inovação do modelo de negócios e cria novas oportunidades assim como desafios. Como as empresas têm agora a capacidade de diversificar ou mesmo mudar o foco de seus negócios com facilidade por isso podem ser concorrentes. Além disso a estrutura do mercado é agora tem limites mais dinâmicos e importantes que costumavam existir e agora tendem a desaparecer progressivamente por exemplo, os consumidores estão se tornando produtores; nicho de mercado é cada vez mais atraente para os grandes jogadores, não apenas para pequenos. As hipóteses são de que os vencedores de amanhã são aquelas empresas que longe de serem surpreendidos pela nova tecnologia irão pensar em primeiro lugar em termos de inovação do modelo de negócios.
Enviar um comentário